Análise do novo site tricolor feita por Anízio Silva, profissional na área de web designer

TRICOLORES: Considero muito ruim o novo site oficial do Santa Cruz (http://www.santacruzfc-pe.com.br), lançado na última sexta (03) durante a festa de aniversário do clube. Como sou webdesigner (*), farei uma breve análise para explicar os problemas e AJUDAR a resolvê-los.


Também estou enviando estas observações aos diretores do clube que conheço.


REDES SOCIAIS

O site oficial do Santa Cruz não tem NENHUMA integração com as redes sociais do clube. O site sequer exibe links para o  e o https://www.facebook.com/SCFCOFICIAL, atualizados pela assessoria de imprensa do Mais Querido.



O correto é: a) exibir uma "Like Box" do Facebook para estimular o acesso; b) Mostrar as últimas tuitadas; c) colocar links destas redes sociais em área visível, e em todas as páginas do site.



É longo e de difícil memorização.



O clube deveria negociar com a  o uso do link http://www.santacruzfc.com.br (que foi registrado com o CNPJ do clube). Tal negociação deveria acontecer de forma amigável...



Também deveria ser avaliada a COMPRA do domínio http://www.santacruz.com.br, que pertence à empresa de contabilidade "Santa Cruz Processamento de Dados" da cidade de Tatuí-SP. Nos tempos atuais, o investimento em um bom domínio é fundamental para a boa gestão da marca do clube (branding).


CONTEÚDO

Fica claro que houve pouco ou nenhum investimento na criação de conteúdo "personalizado" para o site (textos, imagens, vídeos). A seção "Clube - História", por exemplo, tem texto copiado da Wikipedia. Não sou contra a Wikipedia, mas é de se esperar num site oficial de clube a criação de algo mais substancial e relevante.


CONTEÚDO - CMS

Analisando o código-fonte, creio que o site não usa um CMS (gerenciador de conteúdo), fundamental para um site atualizado diariamente.



Considerando as limitações financeiras do clube (que não permitiriam a adoção e/ou aluguel de um CMS personalizado), poderia ser usado um software como WordPress, Drupal ou Joomla, tendo em vista a adoção dos mesmos em pequenas e médias empresas, bem com instituições públicas. E na verdade, devido à evolução dos CMS com software livre, mesmo quem tem um bom orçamento têm utilizado estes sistemas.


CONTEÚDO - SEÇÃO DE NOTÍCIAS (http://bit.ly/yNZivx):

É apenas uma página "corrida", sem os links individuais de cada notícia. Já está desatualizada; até às 16h01 de 05/02/2012, quando faço esta análise, não contém informações sobre o jogo náutico x Santa Cruz.



Lógico: de tão ruim, essa página de notícias só pode estar em testes (tal com o resto do site).



O site deve, ao menos, reproduzir o BOM conteúdo produzido pela assessoria de imprensa. Uma seção/página ideal de notícias precisa ser atualizada diariamente e, além de textos, deve conter fotos, vídeos, infográficos, player de áudio, além de facilitar o envio do conteúdo por e-mail e seu compartilhamento nas redes sociais (com o uso de algum sistema como o AddThis).


CONTEÚDO - PÁGINA INICIAL

Creio que a ação padrão do visitante é clicar no que parece ser a área de "destaque" de notícias. Mas não há link algum.



Ao clicar na foto dos jogadores, também não é exibido o perfil dos mesmos. A mesma coisa ocorre com a "Ficha dos Jogos" (Próximo Jogo / Último Jogo).


CONTEÚDO - SEÇÃO CLUBE



>> Página "Diretoria"

Com o leiaute em 2 colunas, fica parecendo que os Departamentos Jurídico, Social, Comunicação e etc. são subordinados ao Conselho Deliberativo. Ou seja, há uma falha na hierarquia das informações.



>> Página "ÍDOLOS"

Se limita a exibir uma foto de alguns dos nossos ídolos, sem qualquer outro conteúdo. Tem muitas omissões.


CONTEÚDO - SEÇÃO FUTEBOL (Elenco)

Não contém as fichas individuais dos atletas e comissão técnica, apenas exibe uma foto dos mesmos.



Obs.: no momento que faço esta análise, na foto de Zé Teodoro aparece o nome "Zé do Carmo" (PUTZ).


CONTEÚDO - CONTATO

As páginas "Como Chegar?" e "FAQ" estão sem conteúdo. O que ainda não existe, não deveria aparecer no menu!



A página "Fale Conosco" deveria exibir - além do formulário - o endereço, fone e email do clube (além das redes sociais).


CÓDIGO

A tipografia em várias páginas do site não usa CSS na sua formatação. E em algumas páginas, o conteúdo foi colado do Word (o que preservou muitos códigos de formatação de textos deste programa).



O correto é usar os Padrões Web, formatar usando estilos CSS, separar conteúdo de apresentação... afinal, estamos em 2011, e não em 1995.



O formulário/botão de busca, ora exibido na área superior do site, simplesmente NÃO EXISTE e na verdade é uma imagem. Se ainda não foi implementado, então não devia aparecer!


LEIAUTE

Não direi se o site é bonito ou feio, esta é uma questão subjetiva. O FATO É: se existe um padrão visual, ele é falho.



Basta olhar a página dos "Artigos", que contém dois textos e cada um tem uma tipografia diferente; ou seja, esse conteúdo foi copiado de outro site, e colado sem adequar à formatação padrão do site (se é que essa formatação existe).



Já a página "Diretoria" contém uma IMAGEM, ao contrário de texto puro e simples (em HTML), e onde o texto está formatodo em duas COLUNAS. Cadê o padrão?



Outras observações sobre leiaute:

>> A tipografia de várias seções é minúscula.



>> O site usa FLASH para exibir o elenco na página inicial. Isso impede sua visualização no iPhone e Ipad. Como desenvolvedor, sou contrário ao uso de flash para esse tipo de conteúdo, principalmente se não é exibido um texto alternativo (raridade). Mas isso é como religião… há quem defenda.



>> Não quero fazer análise da estética, como já disse, mas não deixou de ser uma boa idéia usar as escamas da cobra coral.



>> No escudo do clube posicionado no cabeçalho (header), a cor preta "toca" o vermelho das escamas. Isso é considerado um sacrilégio para os torcedores mais tradicionalistas…




(*) Anízio Silva é Designer gráfico e atualmente trabalha na Prefeitura de Olinda, cuidando da comunicação digital da instituição. Coordenou o desenvolvimento do sistema e a criação do leiaute do Portal da Prefeitura (http://www.olinda.pe.gov.br), do Site Oficial do Carnaval de Olinda (http://carnaval.olinda.pe.gov.br), entre outros. Colabora na gestão das redes sociais da instituição.

Santa Cruz News

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.