Santa Cruz será beneficiado com mudanças no calendário da Série C


Santa Cruz na final da Série D do Brasileiro 2011 (Foto: Antônio Carneiro)A Série C deste ano sofrerá mudanças. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta sexta modificações no sistema de disputa do campeonato, que conta com a participação de 20 equipes do país. A mais significativa foi em relação à divisão de grupos da primeira fase da competição, que passará para dois grupos de 10 equipes ao invés de cinco chaves com quatro times, como era realizado até o ano passado.
A iniciativa de mudar o sistema de disputa da Terceirona partiu dos próprios clubes. Encabeçados por Santa Cruz, Paysandu e Fortaleza, os times já haviam se reunido na terça-feira da semana passada para discutir um novo modelo. O escolhido pela CBF se aproximou do que os clubes propuseram, principalmente no que diz respeito à divisão de dois grupos.
Além da modificação no sistema, o calendário foi estendido. A primeira fase, marcada para começar no dia 27 de maio, contará com as 20 equipes nos dois grupos e os quatro melhores de cada chave se classificam para a disputa de mata-mata (quartas de final, semifinal e final). As datas terminaram sendo alinhadas com as das Séries A e B e, com isso, o campeonato deixa de encerrar em outubro e passa a ter seu término em meados de novembro.
Na prática, os classificados para a Série B de 2013 serão conhecidos após os jogos das quartas de final. Dos oito times que avançarem à segunda fase da competição, quatro deles (os que chegarem às semifinais) garantirão a vaga na Segundona do próximo ano. Outra novidade para a Terceirona deste ano é que a CBF custeará o transporte das equipes, alimentação, além de todas as despesas relativas à arbitragem.
Diretoria do Santa Cruz aprova mudanças
A diretoria do Santa Cruz, um dos clubes que propuseram as modificações na Série C, aprovou as novas resoluções da CBF em relação ao campeonato. Para o diretor de futebol do Tricolor pernambucano, Ataíde Macedo, mesmo sendo um pouco diferentes do que foi proposto inicialmente, as mudanças agradaram.
- Acredito que as mudanças foram benéficas em todos os sentidos. Nossa proposta inicial era de dois grupos de dez com jogos de ida e volta e os dois melhores de cada já se classificariam para a Série B. O escolhido foi diferente, mas se enquadrou no que queríamos.
Foto: Antônio CarneiroTexto: Globo Esporte Pernambuco

Santa Cruz News

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.