Jornalista questiona programa de incentivo do Pernambucano


As altas médias de público no Campeonato Pernambucano podem ser explicadas, além da paixão do torcedor, pelo programa de incentivo do governo, o "Todos com a nota". Torcedores trocam notas fiscais por pontos em um cartão e, consequentemente, por ingressos. Vem sendo assim há mais de uma década e em 2012 segue bem sucedido. A média de público do Santa Cruz é de 25 mil pagantes por partida. A do Sport, 17 mil, e do Náutico, 11 mil. Incentivo questionado pelo chefe de redação do SporTV em São Paulo, André Fontenelle, que participou nesta segunda-feira do "Redação SporTV".
- Acho que distorce um pouco. Eu não sou contra, não, mas a gente fica sem saber realmente o quanto o torcedor tiraria do bolso se tivesse que assistir ao jogo. Como no Paulista, por exemplo, em que o Catanduvense recebe o Corinthians e cobra 80 reais. Então, eu prefirio que a lei do mercado funcione e a gente tenha uma ideia mais clara. Eu queria ver se tirassem o programa como ficaria a média de público. Acredito que o Campeonato Permambucano tenha um grande potencial de público, mas eu queria ver com o ingresso a preço de mercado - disse André Fontenelle.
Acredito que o Campeonato Permambucano tenha um grande potencial de público, mas eu queria ver com o ingresso a preço de mercado."
André Fontenelle
Outro convidado do programa, Lédio Carmona aprova a ideia e gostaria de vê-la em outros campeonatos. E comparou os públicos de Santa Cruz x Salgueiro, no Arruda, e o do Fla-Flu no Engenhão, ambos no domingo.
- Você não vê estádio cheio em nenhum estadual. Você quer mexer? Deixa quieto lá! O jogo do Santa Cruz teve três Fla-Flus! - disse Lédio Carmona.
George Guilherme, que participou ao vivo de Recife, ressaltou que não são todos os ingressos trocados através do programa. Na partida do Santa Cruz, por exemplo, dos 28 mil pagantes, 12 mil usaram o incentivo.
- Tudo bem, uns 15 mil talvez não iriam. Mas se fossem 5 mil, mais a metade, então a gente teria no Arruda 19 mil pessoas. É óbvio que aqui o ingresso não é 80 reais. Mas é fato que o povo aqui gosta de futebol e dos clubes daqui. As torcidas locais têm uma força muito grande, ao contrário de outros locais - disse George Guilherme. 

Santa Cruz News

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.