Diretor coral avalia novo formato do PE 2013



A mudança de formato do Campeonato PE 2013, aprovado nesta quarta-feira (7) no Arbitral da FPF, foi comentado pelo Diretor de Futebol Constantino Júnior que, ao lado do Gerente de Futebol, Ataíde Macedo, representaram o Santa Cruz e assinaram a Ata de aprovação da competição que terá seu início no dia 20 de janeiro de 2013.
“A gente sabe que, no ano que vem, temos um campeonato apertado e, pelo fato do Santa Cruz se encontrar participando do Campeonato do Nordeste, não vamos participar do 1º turno do Pernambucano. Esperamos ter êxito no Campeonato do Nordeste e, isso acontecendo, vamos ter alguns confrontos de datas, mas saímos satisfeitos, pois foi um debate amplo e democrático e acredito que o futebol Pernambucano vai sair fortalecido. Não é o ideal por questões de datas, então tivemos que nos adequar, mas torcemos para que seja de um melhor nível técnico, sucesso de renda e público para que todos saiam ganhando” avaliou Constantino.
Pelo novo formato (ver abaixo), no 2º turno, o Santa Cruz terá apenas um clássico disputado no Arruda. Na avaliação de Constantino, o aspecto financeiro será mais umapreocupação. “Vemos essa situação de uma forma difícil, por isso acredito que temos que apostar as fichas no Campeonato do Nordeste, dada a dificuldade de apenas jogar um clássico no Arruda durante todo um turno. O nosso pensamento era de fazer o 2º turno com apenas oito equipes, mas as equipes do Interior – com o peso de maioria na votação – não aceitaram. Foi a fórmula melhor possível, embora longe do ideal, mas vamos encarar a competição e entrar pra ganhar”, finalizou Tininho.
FORMATO: Doze equipes estão inscritas, mas, no 1º Turno, nove clubes jogam no sistema apenas de ida e os três primeiros colocados ganham o direito de ‘mandantes’ no 2º Turno ( ao lado de Santa Cruz, Salgueiro e Sport Recife) e vão disputar mais jogos em seus estádios. Durante o 1º Turno do PE 2013, Santa Cruz, Sport Recife e Salgueiro estarão jogando o Campeonato do Nordeste 2013.
No 2º Turno, as doze equipes jogam em turno único (ida) e:
a) os quatro primeiros colocados disputam o título (cruzamento olímpico: 1º x 4º; 2º x 3º, com os dois vencedores das Semifinais decidindo o campeonato em dois jogos da Final), além de que os três primeiros colocados asseguram participação no Campeonato do Nordeste 2014;
b) o 5º, 6º, 7º e 8º colocados disputam uma vaga na Copa do Brasil; e
c) os quatro últimos (9º a 12º) disputam um quadrangular (cruzamento olímpico) com os dois últimos sendo rebaixados para a Série A2 2014.
PRAZO INCRIÇÕES – Por 8 votos a favor e 4 contra, ficou definido que o prazo para inscrições de atletas no Campeonato PE 2013 será até o último dia útil antes da 6ª Rodada do 2º Turno.
SERIE D 2013 – Com Santa Cruz, Salgueiro, Náutico e Sport Recife já garantidos nos Brasileiros de 2013, a segunda vaga que PE tem direito na Série D 2013, será da equipe melhor classificada no 2º Turno, desconsiderando os quatro clubes pernambucanos, acima citados.
INSPEÇÃO – Ficou decido ainda que, a partir do próximo dia 25/11, terá início as inspeções dos estádios das doze equipes que vão disputar o Campeonato PE 2013. O Presidente da FPF, Evandro Carvalho, aproveitou o Arbitral para informar aos representantes das doze equipes que, “a partir de 1º de janeiro de 2016, não será mais permitido o uso de arquibancadas móveis nos estádios e que a capacidade mínina dos estádios será de 6 mil lugares”.

Santa Cruz News

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.