Há 26 anos, o Santinha derrotava o Santos na Copa União

Foto: Blog É Gol do Santa.

No dia 10 de outubro de 1987, a cobra coral venceu o peixe por 3 a 1, em jogo válido pela sétima rodada do módulo verde da Copa União de 1987. Naquele ano, o Santa terminou a competição em 14º, à frente do próprio Santos e do Corinthians. O Santa cruz, como nos tempos áureos, presenteou sua torcida presente nas Repúblicas Independentes do Arruda, vencendo o Peixe por 3 a 1 e dando um verdadeiro show na equipe Santista, que nada pôde fazer para reverter o resultado.

O jogo: O tricolor Pernambucano começou avassalador, vencendo o primeiro tempo por 2 a 0 e deixando o Santos atordoado. O primeiro gol do Santa saiu por meio de Ataíde, aos 35 do primeiro tempo. Sem tirar o pé, o segundo gol veio aos 45, com o zagueiro Alexandre, para delírio total da torcida no colosso do Arruda. No intervalo, o treinador Abel Braga pediu ainda mais sede de vitória dos jogadores do Santa e o time voltou mais ligado para a segunda etapa.

O Santos só conseguiu diminuir aos 30 do segundo tempo, com uma ajuda generosa do árbitro Wilson Carlos dos Santos, que marcou uma penalidade devido a um suposto toque de mão do defensor tricolor. Na cobrança, o meia Mendonça marcou e esboçou uma possível reação do Peixe, que não aconteceu. Dadinho fechou o placar para o Santa, aos 38 minutos do segundo tempo, anotando 3 a 1 no placar. Com o apito final, a festa se fez no Arruda naquele sábado.

Ficha do Jogo:
  • Santa Cruz: Banana, Alexandre, Ivan e Lotti; Zé do Carmo, Ataíde e Sérgio China (Rinaldo); Edson, Dadinho e Gilson Gênio.
  • Técnico: Abel Braga
  • Santos: Rodolfo Rodrigues, Ijuí, Davi, Pedro Paulo (Nildo) e Luizinho; Antônio Carlos, Mendonça e Glauco; Osmarzinho, Luis Carlos e Edevaldo (Agusuto).
  • Técnico: Candinho
  • Onde: Estádio do Arruda
  • Quando: 10/10/1987
  • Público: 5.796 pagantes
  • Árbitro: Wilson Carlos dos Santos

·

Felipe Holanda

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.