Santa vence o Betim em Nova Serrana e está a um empate da Série B

Com um golaço de Tiago Costa, o esquadrão coral venceu o Betim, neste domingo (27). Agora, o Santa está a um empate do acesso. No próximo domingo (3), o tricolor recebe o time mineiro, no Arruda, que deverá estar lotado.  
Foto: Maciel Júnior/ JC News.

Depois de toda a confusão envolvendo o Mogi, o Betim e CBF, enfim, o futebol ficou em primeiro plano. Foram capítulos constrangedores para todos que amam o esporte, para os tricolores, o imbróglio teve um roteiro semelhante a um filme de terror. Felizmente, a história se fez como o previsto: Dentro de campo, com a bola rolando. Vale lembrar que, segundo o jornalista Wellington Campos, mesmo com o jogo acontecendo neste domingo, o STJD julgará o Betim na quarta-feira - com base no código disciplinar da FIFA - e o clube mineiro pode ser punido com o rebaixamento.

Para o jogo, o Santa Cruz perdeu o volante Luciano Sorriso, minutos antes de a bola rolar. Quando a partida começou, o estádio Arena do Calçado estava com um público bem pequeno, apesar de o jogo ser importantíssimo para ambos os times. Resultado de mudanças de sede e de nome do Betim, que antes se chamava Ipatinga. É comum clubes nômades não terem torcida ou tradição, e o adversário do Santa era apenas mais um. Na plateia, a maioria eram tricolores, o que fez o Santa se sentir em casa, mesmo estando em Nova Serrana.

Logo aos 2 minutos, Tiago Costa recebeu de André Dias e bateu forte para fazer seu primeiro gol, em seu 50º jogo com a camisa coral. Aliás – um golaço - com todas as sílabas. Sofrendo um gol logo no início do embate, o Betim se viu obrigado a partir pra cima, e foi. O clube mineiro assustou com o lateral Rodrigo e o atacante Marion, que levava vantagem na velocidade. Aos 21, Marion deu um lençol em Sandro Manoel e lançou para Patrick, que quase igualou. Max, aos 25 cabeceou no poste de Tiago Cardoso e o Betim era melhor em campo.

Depois daí, o Santa conseguiu equilibrar as ações, Tiago Costa, fez um primeiro tempo praticamente impecável. Com meia hora de partida o time tricolor encaixou a marcação, mas ainda era pouco. Siloé - apagadíssimo – destoou da maioria da equipe. Raul, também, participou pouco do jogo no primeiro tempo. Aos 40, chance clara para o Santa. Siloé passou pelo zagueiro e, cara a cara com o goleiro, deu um bico para fora. Foi a melhor e última chance do Santa Cruz no primeiro tempo. Sem acréscimos, o árbitro Jean Pierre Gonçalves terminou o primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Santa, novamente, começou com tudo. Logo aos 3 minutos, Everton Heleno acertou uma bomba de fora da área e a bola carimbou o poste do Betim. Mas o time mineiro não se abateu facilmente, Marion – melhor jogador do Betim no jogo – fez uma bela jogada e quase empatou, aos 10 minutos do segundo tempo. Logo depois, Vica sacou Dedé para a entrada de Panda, que também atua como volante. Mesmo assim, o Betim continuou pressionando e, Tiago Cardoso, salvando. Aos 20 minutos, Rodrigo bateu forte e o arqueiro coral encaixou com maestria. 

Dois minutos depois, Vica tirou Siloé para a entrada de Dênis Marques. Com isso, o Santa ficou com André Dias e Dênis no miolo de ataque. Aos 30 minutos do segundo tempo, o treinador do Santa fez a última mudança no time, tirando Sandro Manoel e colocando Léo. Com a alteração, o time coral diminuiu o ritmo, já que o resultado era favorável. Mas, aos 40, Tiago Cardoso operou um milagre. Mais uma daquelas defesas que valem como se fosse um gol. Depois daí, o Betim perdeu o resto das forças e o Santa Cruz saiu vitorioso da Arena do Calçado, com um gol histórico do lateral Tiago Costa.

FICHA DA PARTIDA - BETIM 0X1 SANTA CRUZ

Betim: Felipe; Patrick (Roger), Adalberto, Max e Rodrigo (Somália); Thiago Santos, Jean Cléber, Zotti (Carlos Júnior) e Wescley; Denilson e Marion. Técnico: Moacir Júnior.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Oziel, Everton Sena, Renan Fonseca e Tiago Costa; Sandro Manoel (Léo), Dedé (Panda), Everton Heleno e Raul; Siloé (Dênis Marques) e André Dias. Técnico: Vica.

Série C. Local: Arena dos Calçados (Nova Serrana/MG). Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS). Assistentes: Rodrigo F. Henrique Corrêa (RJ) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO). Gols: Tiago Costa aos 2 minutos do primeiro tempo. Amarelo: Renan Fonseca (SC).

Felipe Holanda

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.