Santa perde para o São Mateus e está eliminado da Copinha

Foto: Wesley Contiero. 

Pela terceira rodada do grupo F da Copa São Paulo de Juniores, Santa Cruz e São Mateus, do Espírito Santo, se enfrentaram neste sábado (11), no estádio Gilberto Siqueira Lopes, em Lins. O Mais Querido buscava os três pontos para garantir a primeira colocação na chave, que culminaria com a classificação à fase subsequente. O Pitbull capixaba, por sua vez, já começou a rodada eliminado, último colocado, com apenas um ponto na tabela e um saldo negativo de cinco gols sofridos. Restava apenas se despedir da competição com honra.

Com a bola rolando, o time pernambucano começou trocando passes com muita tranquilidade, tirando a paciência dos jogadores do São Mateus, que corriam sem organização pelo campo. Vale lembrar que o técnico Jan Faber e o preparador físico Anjo, por serem expulsos na partida diante do Goiás, não estiveram no banco de reservas no jogo de hoje. A primeira chance clara só veio aos 26 minutos, com o Santa. O zagueiro Anderson, após cobrança de escanteio de Jair, cabeceou a bola que passou tirando tinta da trave do goleiro Luis.

O lance acelerou o ritmo da partida e, dois minutos depois, foi a vez do Pitbull assustar. Wiris, de cara com o gol, bateu com força e obrigou o goleiro Geaze a fazer grande defesa aos 20 minutos da primeira etapa. O Santa respondeu aos 34, em uma boa jogada de Vinícius, que tocou Marcílio chutar com perigo. Aos 40 minutos, o São Mateus puxou um contragolpe e, por muito pouco, não abriu o placar, na última chance do primeiro tempo.

Na segunda metade do jogo, os times voltaram ao gramado do Gilbertão dispostos a mudar o rumo da partida. O Santa precisava garantir sua classificação, afinal, uma derrota diante do Sâo Mateus vetaria o ingresso do tricolor pernambucano para a fase de mata-mata. Mesmo assim, foi a equipe capixaba que levou perigo pela primeira vez no segundo tempo. Aos 4 minutos, Emanoel, de cabeça, carimbou a trave do arqueiro Coral.

O Sâo Mateus não parou por aí, e continuou obrigando Geaze a salvar o Santa Cruz. Aos 9 minutos, após uma cobrança de falta, o goleiro fez bela defesa. Até que, aos 20 do segundo tempo, a defesa Coral não pôde mais segurar o São Mateus. Rodrigo, aproveitando um escanteio, testou para colocar o Pitbull em vantagem, inapelável para o arqueiro Geaze. O Santa Cruz se abalou com o revés, e não conseguia mais levar perigo à meta de Luis, mesmo com o treinador Luciano Ribeiro praticando algumas alterações no time.

Quando a chance surgiu, faltou precisão na finalização para o ataque do Mais Querido. Aos 30, Vinícius perdeu um gol feito, cara a cara com o arqueiro do Sama. Antes do final da partida, o time capixaba ainda teve a chance de ampliar, mas sem sucesso. Com o resultado, o São Mateus chegou a 4 pontos, empatado com o Santa Cruz, e os dois times estão eliminados da copinha. O líder da chave será decidido no jogo entre Goias e Linense, às 18h (de Brasília).

Santa Cruz: Geaze, Anderson, Paulo, Matheus, Jair, Jefferson, Kelve (Danilo, min. 69), Raniel, Vinícius, Aleson (Carlinhos, min. 62) e Marcílio (José Anderson, min. 62)
São Mateus: Luis, Gamarra (Hudson, min. 50), China e Rodrigo. Thiago Carioca, Tim, Ferrugem, Wiris e Jairinho (Igor, min. 72). Tácio e Emanoel.

Felipe Holanda

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.