Santa Cruz investe nas categorias de base e planeja colher bons frutos

Foto: Juana Carvalho/VAVEL Brasil
Quatro vezes campeão estadual nos últimos cinco anos, o Santa Cruz passou a investir mais forte nas categorias de base. A expectativa é que o time principal siga colhendo os frutos dentro de campo. A maior prova disso é o meia Raniel, que saiu da base para se tornar a revelação do Campeonato Pernambucano 2015.

Indo de vento em polpa, o objetivo majoritário da Cobra Coral é seguir revelando bons nomes para o futebol brasileiro. Foi do Arruda que saíram craques como Ricardo Rocha e Rivaldo  ambos campeões mundiais pela Seleção Brasileira, além de tantos outros títulos pelo Brasil e pelo mundo.

Visando mais conquistas no futuro, a direção tricolor vem se esforçando para dar uma melhor condição aos atletas juniores, que ainda não têm os mesmos privilégios de um profissional. Os diretores passaram a apostar mais na base, como afirma Felipe Sampaio, treinador do sub-15 e sub-16 do Mais Querido.

"No momento, nossa perspectiva aqui no Santa Cruz é muito boa. A direção do clube, junto com Rodolfo Aguiar, tem contratado novos profissionais e nos dado um suporte melhor em relação ao campo de jogo. Antes não tínhamos muita ajuda, mas hoje a base tem direito a treinador, auxiliar técnico e preparador físico. Então, nós ainda temos dificuldades, mas as coisas estão indo cada vez melhor", disse o jovem técnico coral.

Essa filosofia vem refletindo em todas as categorias do clube, com os novos talentos aparecendo cada vez mais. O comandante ainda valorizou a boa intenção na criação de um campeonato para não deixar os jogadores parados. O esforço dos dirigentes vem ajudando a deixar as categorias de base cada vez mais uniforme.

"A direção vem ajudando bastante nossa categoria. Eles criaram um campeonato para dar ritmo aos jogadores, afinal, o campeonato pernambucano sub-15 tem um nível bem abaixo em termos de competição. Ano passado, quando jogamos, muitas vezes saímos vitoriosos por placares elásticos", complementou.

O comandante da base é um dos expoentes desta nova fase do escrete do Arruda, que tem tudo para seguir no topo do Pernambucano. Além de muito conhecimento de futebol, Sampaio tem uma mentalidade moderna e muita disposição para colocar em prática tudo que aprendeu em suas viagens pelo exterior. A equipe do sub-17 dos tricolores é formada pelo treinador André Carioca e Alfredo Fagner, preparador físico. No sub-16, contudo, o responsável pela preparação é Felipe Alves.

Por Felipe Holanda

Santa Cruz News

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.